Tutorial: Convertendo DVR para AVI
Hoje em dia, se popularizou muito os aparelhinhos decodificadores “Skygato” e “Netgato”, são os AZBox, LexuzBox, AZ América, entre outros. Esses aparelhos liberam todos os canais da TV por assinatura, bastando apenas atualizar seu firmware de vez em quando.
Uma função muito interessante que eles possuem é a de gravação, bastando apenas plugar um pen drive e apertar o botão REC do controle remoto e pronto, você está gravando seu programa favorito. Depois, você poderá assistir diretamente pelo aparelho ou pelo PC.
Entretanto, ao plugar o pen drive em seu computador, você poderá ter uma surpresa, o formato dos arquivos de vídeo são, geralmente, TS ou DVR. Se for TS, menos mau, você consegue assistir tendo instalado um pacote básico de codecs (K-lite codec pack da vida). Se for DVR, aí complica um pouco, para visualizá-lo você precisará ter o Power DVD instalado ou convertê-lo para outro formato.
Neste tutorial você aprenderá como converter os arquivos DVR para AVI ou qualquer outro formato mais sociável.
Passo 1
O DVR Merge tem a função de converter os arquivos DVR para TS, que é um formato de transição, aceito pela maioria dos programas de conversão de vídeo
.
O SUPER (Simplified Universal Player Encoder and Renderizer) nada mais é do que o melhor conversor de vídeo que já utilizei, e é de graça! Você poderá usar outro conversor de sua preferência, mas recomendo o SUPER.
Passo 2 – Utilizando o DVR Merge
Após baixá-lo, descompacte-o na mesma pasta em que estão os arquivos DVR.
ATENÇÃO, não apague o arquivo “info.dvr”, pois é dele que o DVR Merge coleta as informações necessárias para a conversão.
Execute o DVR Merge, aparecerá a seguinte janela:
O programa já está convertendo, aguarde alguns minutos. Quando a conversão acabar, a janela se fechará automaticamente e o arquivo convertido aparecerá na mesma pasta. Note que na janela acima, o arquivo convertido se chamará “Fox.ts”.
Passo 3 – Convertendo o Arquivo TS para AVI utilizando o SUPER
Neste tutorial, ensinarei como converter o arquivo TS para AVI, mas com o SUPER, você poderá converter para qualquer outro formato desejado, visto que o programa possui as opções de praticamente todos os formatos de vídeo existentes.
Vamos lá, instale e execute o SUPER, aparecerá a seguinte janela:
Clique em “M” e depois em “Add Multimidia File(s)”, selecione o arquivo TS, neste caso é o “Fox.ts”.
Siga os seguintes passos:
- No “Select the Output Container” (1) selecione o formato de saída desejado, no nosso caso é AVI.
- No “Select the Output Video Codec” (2), selecione XVID.
- Em “Select the Output Audio Codec” (3) selecione MP3.
- Logo abaixo, em “You may select FFmpeg or MEncoder”, assina-le a “MEncoder” (4) e“DirectShow Decode” (5).
- Em “Video Scale Size” (6) escolha a resolução desejada. Gosto de utilizar 640x480 (7), mas veja que não tem essa opção, você deverá colocar manualmente clicando em “More” (6).
- Em “Aspect” selecione “4:3” (8).
- “Frame/Sec” selecione “30” (9).
- Em “Bitrate kbps” (10) você selecionará a taxa de bits do vídeo. É essa opção que definirá a qualidade da imagem, quanto maior a taxa, melhor a qualidade e maior será o tamanho do arquivo, recomendo deixar em 1056.
- Em “Options” (11) selecione “Hi Quality” e “48K Audio”.
A seguir, você configurará o áudio:
- Em “Sampling Freq” selecione “48000” (1).
- “Channels” assiná-le “2” (2).
- Em “Bitrate kbps” aconselho selecionar, no mínimo, 160 (3).
- “DVD Language…” (4) deixe em “default”.
Pronto, agora é só clicar em “Encode (Active Files)” (5) e aguardar a conversão. O tempo que levará para converter dependerá muito do seu computador. Note que a barra de progresso se completará várias vezes, não se preocupe, isso é normal.
Após a conversão, o programa exibirá o tamanho final do arquivo.
O Arquivo AVI estará salvo na mesma pasta onde se encontra o arquivo TS e estará com o nome “arquivo.ts.avi”, no nosso caso “Fox.ts.avi”.
O arquivo AVI possui um tamanho reduzido, principalmente se comparado ao original DVR ou TS, é aceito de primeira em qualquer computador atual, sendo praticamente um formato padrão para vídeos de qualidade na internet. Além disso, hoje em dia, é suportado pela maioria dos players de mesa disponíveis no mercado.
*****
Links